BENEFÍCIOS DO BANHO DE CACHOEIRA PARA O CORPO

Verão é sinônimo de aventura. Essa é a época preferida dos brasileiros fazerem as malas e irem para perto da natureza, graças às férias e às temperaturas quentes. O melhor jeito de aliviar o cansaço é tomar um banho gelado de cachoeira, que além dos calafrios, traz diversos benefícios para o nosso corpo.

Oportunidades

Este choque que a água fria da cachoeira e o nosso corpo é capaz de nos acalmar e aliviar os sintomas da depressão devido a este impacto provocado pelos receptores de frio na pele.

A água da cachoeira ajuda a diminuir a falta de ânimo e o cansaço. Depois que a gente entra naquela água gelada, nosso corpo exige uma respiração mais profunda para poder manter o calor. Com isso, a frequência cardíaca também aumenta e nos proporciona energia o dia todo.

Aumenta a agilidade

Entrar em baixo da queda da cachoeira e sentir a água gelada escorrendo pelo corpo parece mais assustador do que reconfortante. No entanto, a respiração profunda em resposta ao choque do nosso corpo nos ajuda a manter o calor, pois aumenta a ingestão de oxigênio. Assim, a nossa frequência cardíaca também aumenta, liberando uma onda de sangue. Isso nos dá uma dose natural de energia para continuar o dia.

Refina cabelo e pele

Quando se trata de cabelo e pele, uma das formas mais naturais para mantê-los lindos e com aparência saudável é com água fria. A água quente tem tendência a ressecar a nossa pele, por isso é melhor usar água fria para apertar cutículas e poros, o que irá evitar que eles fiquem entupidos. A água fria pode selar os poros da pele e couro cabeludo, impedindo a sujeira de entrar. Segundo a dermatologista, Dra Ivanize Lima, a água gelada ou morna também pode ajudar a pele evitando que se livre dos óleos naturais muito rapidamente.

Melhora a imunidade e a circulação

A água fria pode melhorar a circulação sanguínea incentivando o sangue a correr entre os órgãos, o que ajuda a combater alguns problemas de pele e coração. Quando essa água atinge o corpo, a capacidade de circulação do sangue leva as artérias a bombear o sangue de forma mais eficiente, aumentando assim a saúde do coração. De acordo com o Dr. Alexandre Costa, especialista em saúde natural, a água fria também pode baixar a pressão arterial, limpar artérias bloqueadas e melhorar o sistema imunológico.

Acelera a recuperação muscular

É comum atletas tomando banhos de gelo após o treino para reduzir a dor muscular, mas uma ducha fria rápida pode também ser muito eficaz. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos analisou mais de 360 pessoas que ficaram imersos ou tomaram banho em água fria após treinamentos de resistência. Foi constatado que banhos de 24 minutos de água fria são eficazes no alívio da dor muscular de um a quatro dias após os exercícios. Nos experimentos a temperatura da água era de 10 a 15 graus Celsius.

Acalma o estresse

Um banho de cachoeira, um chuveiro com água fria ou entrar no mar sem esperar o corpo acostumar com a temperatura, podem acalmar o estresse e aliviar os sintomas de depressão devido ao impacto intenso de receptores de frio na pele. Esses receptores enviam uma enorme quantidade de impulsos elétricos a partir das terminações nervosas periféricas para o cérebro o que produz um efeito antidepressivo e melhora o humor. Outro estudo do instituto americano descobriu que a hidroterapia fria tem um efeito analgésico. O tratamento incluía uma sequência de banhos frios com períodos de adaptação.

Tomar banho de cachoeira também ajuda o corpo a bombear sangue com mais eficiência, aumentando assim a saúde do coração. Além disso, pode também ajudar o sistema imunológico a ficar mais resistente.

O banho de cachoeira vai te ajudar a relaxar e trazer bem estar (como já dito à cima). Tudo aquilo que faz você relaxar só pode fazer bem pra sua saúde não é mesmo? Então, aproveite bastante este recurso da natureza.

Um beijo no coração de vocês!!!

Visite: Oportunidades

Deixe uma resposta